Visando homenagear os dirigentes que conduziram a Defesa Civil de Salvador (Codesal), ao longo de 41 anos, foi instalada de forma permanente a "Galeria dos Dirigentes da Defesa Civil" na Sala de Situação do órgão em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (16/10).

“Trata-se de um momento histórico na trajetória de nossa Defesa Civil essa homenagem aos dirigentes que atuaram nesses 41 anos de Codesal para afastar o risco e preservar vidas humanas”, destacou o diretor geral do órgão, Sosthenes Macêdo ao abrir a solenidade no auditório da entidade.

Em seguida, ele apresentou uma síntese das alterações introduzidas na Defesa Civil de Salvador que se intensificaram, a partir de 2016, quando foi aprovada a reestruturação do órgão por meio da Lei nº 8.969/2016, que reformatou a estrutura organizacional com a elaboração de planos específicos de prevenção e de contingência, bem como a utilização de novas tecnologias aplicadas.

Entre essas inovações estão o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil- Cemadec, instalação de Sistemas de Alerta e Alarme Sonoro em áreas de risco, hoje referência no cenário nacional, estações hidrológicas e meteorológicas.  “Temos um grande líder, o prefeito ACM Neto, sem o qual não se materializariam essas práticas”, reconheceu Sosthenes Macêdo.

Após a apresentação, os homenageados se dirigiram à Sala de Situação para o descerramento do painel com as fotos dos dirigentes. Seguindo a ordem cronológica, Suraia Zacharias, a primeira gestora da Codesal, que chegou ao cargo em junho de 1978, agradeceu a homenagem destacando a importância da Defesa Civil “que atende a um público em situação de vulnerabilidade. Estou feliz com a crescente profissionalização da Codesal e por ter contribuído, plantando esta semente em outra conjuntura”.

O ex-dirigente José Carlos Fernandes disse, por sua vez, que “só quem aqui trabalhou sabe como é gratificante ser útil as pessoas”.  “Estou feliz e honrado por ter participado na condução deste órgão”, afirmou Ajax Lopes Pontes. O atual coordenador de Ações de Contingência e dirigente da Defesa Civil em duas oportunidades, Francisco Costa Júnior, agradeceu a manifestação de carinho, acentuando “que trabalho de coração aberto para a cidade de Salvador, não a cidade formal, mas a informal, e também para colaborar com tantos ex-dirigentes. A Codesal é uma instituição voltada para os que mais precisam”.

“Foi uma experiência enriquecedora ter estado à frente da Codesal. Aprendi muito, pois não tinha ideia do que era Salvador, não conhecida a miséria. Foram momentos difíceis que convivi com os colegas desta Defesa Civil.  Eles são uns heróis que não conhecem o cansaço”, enfatizou Oneílda Costa da Silva.

Ana Nery Reis Nogueira, viúva de Gabriel Ribeiro Nogueira, lembrou que o ex-diretor havia falecido recentemente, afirmando que “teria sido uma feliz oportunidade para ele ver as transformações realizadas na Codesal”. Taisa Lacerda, filha do ex-gestor, José Valmório de Lacerda Neto, também falecido, afirmou sentir-se emocionada pela homenagem prestada ao pai.

Osny Bomfim Santos, por seu turno, elogiou a iniciativa do prefeito ACM Neto “que foi iluminado ao promover a modernização da Codesal”. Tendo dirigido a Defesa Civil no primeiro período da atual gestão municipal, Alvaro da Silveira Filho iniciou a modernização do órgão: “Foi uma experiência fora de série dirigir a Defesa Civil naqueles quatro anos até chegar ao que é agora”, festejou. “Essa homenagem é um motivo de extrema alegria. Aprendi muito aqui, principalmente, a ser resiliente, ” colocou Gustavo Ferraz.

HISTÓRICO

A história da Codesal tem seu embrião na década de 70, quando por orientação do governo federal foram criadas Comissões de Defesa Civil nos grandes centros urbanos do país com a finalidade de promover a segurança da população em caso de desastres. Liderada pela assistente social e professora Liliana Mercuri de Almeida, foi dado início, ainda naquela década, às discussões para a estruturação da Defesa Civil nos municípios do Estado da Bahia, entre os quais e Salvador.

Em 1976, foi criada na estrutura da Secretaria Municipal de Saúde, a Comissão Municipal de Defesa Civil – Codesal, comissão essa, de caráter não permanente, composta por servidores municipais. Em 1978 foi reestruturada, tornando-se uma Comissão Permanente com quadro próprio de servidores e vinculada ao Gabinete do Prefeito.

Desde a sua criação, atua em regime de Plantão de 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, para atender à demanda da população por meio da central telefônica 199 e presencialmente na sede da Codesal.

Entre os presentes ao evento, o secretário de articulação comunitária e das Prefeituras-Bairro, Luiz Galvão, a secretária da Sempre, Ana Paula Matos, o subsecretário da Secis, João Resch Leal, o subchefe da Casa Civil da PMS, Moysés de Oliveira Andrade Júnior, o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, o presidente da Desal, Marcílio Bastos, o procurador do município, Marcelo Abreu, os assessores especiais do prefeito, Angelo Magalhães e Rosalvo Sales, o subprefeito Cabula/Tancredo Neves, Jean Sacramento, a subprefeita de Cajazeiras, Kelly Morais, o subprefeito Liberdade/ São Caetano, João Amaral, a assessora chefe, Denise Fraga, a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, pela Codesal, o presidente do CREA-BA, Luis Edmundo Prado de Campos, os conselheiros do CAU/BA, Loris Brantes e Ernesto Carvalho, entre outros.

Dirigentes da Codesal

Suraia Zacharias – (06/1978 a 12/1978)

José Carlos Fernandes – (04/1979 a 01/1984; 02/1986 a 10/1988; 01/1997 a 04/2004)

José  Valmório de Lacerda Neto –  (falecido -  01/1984 a  12/1985)