Servidores da Defesa Civil de Salvador participaram, nesta sexta-feira (24/07), de reunião de alinhamento por videoconferência com representantes da Secretaria Municipal de Gestão (Semge) para a implantação do E-Salvador na Codesal a partir da próxima semana. A tecnologia digital tem como objetivo eliminar o uso de papel e agilizar o trâmite de documentos entre os órgãos da Prefeitura de Salvador.

A iniciativa está em sintonia com o Plano Diretor de Tecnologia da Cidade Inteligente (PDTCI) da Prefeitura, criado para otimizar a prestação de serviço público, permitir mais transparência nas ações da gestão e, acima de tudo, facilitar o dia a dia dos cidadãos. O trâmite digital de documentos entrará definitivamente em vigor na gestão municipal a partir do dia 01º de setembro próximo.

Ao falar sobre a iniciativa, o secretário da Gestão (Semge), Thiago Dantas, afirmou que “o E-Salvador será mais um marco de inovação em gestão pública. Economicidade, produtividade, celeridade, enfim, será uma ferramenta que irá aprimorar ainda mais a maneira como a Prefeitura atua e resolve as demandas dos cidadãos soteropolitanos.”

"Nosso objetivo é eliminar o uso de papel nas atividades da Codesal e em suas conexões com outros setores da Prefeitura, o que implicará em significativo corte de custos e também na agilização do atendimento das demandas do cidadão", disse o diretor geral, Sosthenes Macêdo. Segundo dados da Semge, a Prefeitura de Salvador gasta por ano aproximadamente R$ 1 milhão e 600 mil reais com papel.

A assessora chefe da Codesal, Denise Fraga, por sua vez, explicou que durante a reunião foram abordadas questões voltadas para "o alinhamento dos procedimentos a serem adotados e que implicará na migração de formulários e documentos para o meio digital".

Já o gestor do Núcleo de Tecnologia da Informação da Defesa Civil, Dalton Andrade, destacou que o E-Salvador vai organizar e agilizar a circulação de documentos na Prefeitura, além de otimizar os custos.

Uma das metas do PDTCI é fazer com que 100% dos processos dos órgãos da Prefeitura sejam informatizados, deixando de lado os procedimentos em papel, o que fará que Salvador seja a primeira capital brasileira a contar com planejamento estruturado, promovido pela Prefeitura, para se transformar em uma cidade inteligente, ofertando serviços municipais de qualidade à população. Para tanto são desenvolvidas ferramentas que além de facilitar a prestação de serviço público resulta em corte de custos.

ASCOM CODESAL
24/07/2020