Moradores das comunidades de Vila Picasso (Capelinha de S. Caetano), Voluntários da Pátria (Lobato) e Baixa do Cacau (S. Caetano), participaram, hoje (14/01), de simulado de evacuação de área realizado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). Participaram da atividade 92 pessoas daquelas localidades.

A simulação, que se iniciou, às 9h, com o disparo da sirene do Sistema de Alerta e Alarme, instalada em cada comunidade, ‪visa preparar a população para atuar em uma situação de emergência relacionada a chuva como as ocasionadas por deslizamentos e alagamentos.

O acionamento das sirenes foi feito da sala do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec) na Codesal.

Após o toque de sirene e a evacuação, a população foi convidada a se dirigir para os pontos de acolhimento, previamente estabelecidos, localizados em escolas municipais.

“O treino tem o objetivo de envolver cada vez mais as comunidades para que estejam conscientes do que é uma área de risco e de como devem agir para se proteger e assim evitar perdas de vida”, diz o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Além da Codesal, também participaram do simulado colaboradores da Secretaria Municipal de Educação /Gerência Regional de Educação (GRE), na organização das escolas, da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), e da Prefeitura-Bairro.

No próximo sábado, 21/01, serão realizados simulados de evacuação nas comunidades de Bom Juá, Calabetão e Alto da Terezinha.

*ASCOM - CODESAL*

14/01/2023