As comunidades de Bom Juá e Calabetão participaram de simulado de evacuação para áreas de risco, na manhã deste sábado (21/01). Realizada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), a atividade começou, às 9h, no instante em que foram acionadas as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. Na ocasião, moradores, orientados pela Defesa Civil, seguiram por rotas de fuga e foram encaminhados para os locais de acolhimento, em escolas municipais, previamente determinadas.

“O objetivo desses simulados é treinar para que os cidadãos saibam o que fazer no caso de acidentes relacionados à proteção civil, e para que consigamos evitar e minimizar os riscos em períodos chuvosos”, explica o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

"Por meio de exercício de retirada rápida de moradores de suas casas, a operação busca a redução de danos e a preservação da vida em comunidades localizadas em encostas e passíveis de acidentes relacionados ao mau tempo", informa a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais.

O simulado de evacuação de área de risco é um exercício prático que promove a capacitação das comunidades para enfrentar adequadamente situações de emergência e permite a avaliação das ações realizadas e os recursos empreendidos e levantados ao longo das atividades de formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) que antecedem a atividade.

Participaram do simulado colaboradores da Secretaria Municipal de Educação /Gerência Regional de Educação (GRE), na organização das escolas, da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), e da Prefeitura-Bairro.

Como parte dos preparativos para Operação Chuva 2023, foram realizados no último sábado (14/01) simulados em Vila Picasso (Capelinha de S. Caetano), Voluntários da Pátria (Lobato) e Baixa do Cacau (S. Caetano). No próximo sábado (28/01) estão previstos simulados nas localidades de Moscou I e II (Castelo Branco) e Bosque Real (Sete de Abril).

*ASCOM - CODESAL*
21/01/2023