Noções de primeiros socorros, com exercícios práticos, apresentados por integrantes do Corpo de Bombeiros, marcaram nesta segunda-feira (26/07), o curso básico que visa capacitar tecnicos da Defesa Civil de Salvador que atuam nos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), programa educativo da Codesal voltado às comunidades que vivem em áreas de risco.

Ministrado na sede do 10º GBM, em Simões Filho, o treinamento teve como facilitador o tenente do Corpo de Bombeiros, Paulo Batista, auxiliado pelos aspirantes Leonardo, Maltês e Fernando José.

Foram abordados os seguintes temas: Gerenciamento de Risco, Acionamento do socorro, Desmaios, Convulsão, Ferimentos, Queimaduras, OVACE (Engasgo), PCR/DEA e GLP (botijões de gás).

"A atividade teve como objetivo capacitar os técnicos da Codesal que atuam nas comunidades para serem multiplicadores nas capacitações do NUPDEC e para situações de emergência em períodos de evacuação", explicou a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Fabiana Santana, acrecentando que o curso foi realizado a uma parceria feita com o coronel Nelzito, comandante da 10° GBM.

A iniciativa integra o programa de ações sociais e educativas da Defesa Civil de Salvador (Codesal).

ASCOM-CODESAL
26/07/2021