A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou cinco ocorrências nos cinco dias do Festival Virada Salvador 2022, realizado na Boca do Rio, entre os dias 28/12 a 01/01, e que teve um público de cerca de dois milhões de pessoas, uma redução de 88,63% se comparado a 2019, último ano de realização da festa antes da pandemia de Covid 19, quando foram contabilizados 44 problemas. Esses dados constam de relatório divulgado hoje (04/01) pela Codesal.

“A redução das ocorrências no megaevento atesta a eficácia das ações preventivas, coordenadas pela Codesal, e que foram realizadas antes do festejo por técnicos do órgão, que procederam a varreduras no interior e entorno da estrutura da Arena Daniela Mercury com o objetivo de identificar e eliminar situações de risco de acidentes para os frequentadores”, afirma o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo, que coordenou as operações.

Ele destaca ainda que "a resposta e correção imediata dos problemas foram possíveis graças à sintonia das equipes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC)”.

Dias antes da realização do evento, a Codesal promoveu uma detalhada inspeção da área o que possibilitou gerar informações para subsidiar as ações do Gabinete do Prefeito, Casa Civil, Secult e Saltur, além dos demais órgãos e secretarias envolvidas na realização das intervenções, reduzindo, assim, as causas potenciais e as consequências de possíveis contingências.

"As vistorias preventivas permitiram sanar problemas que poderiam oferecer riscos ao público", ressalta o coordenador de Ações de Contingência da Codesal, Francisco Costa Júnior.

Entre as ocorrências estavam buraco em canteiro de planta removida, podendo resultar em tropeços e quedas, caixas de energia com fios expostos e sem tampas, entre outras. As solicitações de intervenções foram encaminhadas aos órgãos parceiros que providenciaram as correções.

Ao longo da festa, profissionais da Codesal ficaram de prontidão em regime de plantão 24 horas no interior da estrutura da festa e em um trailer na área externa, de modo a atender a qualquer eventualidade.

No trailer, a Codesal instalou estação meteorológica e pluviométrica para monitorar os eventos climáticos como velocidade e rajada do vento, umidade relativa do ar, temperaturas máxima e mínima, radiação e pressão, sendo utilizados para a previsão do tempo e análise climatológica, minimizando riscos.

*ASCOM – CODESAL*

04/01/2023