A Defesa Civil de Salvador (Codesal) iniciou, hoje (01/02), as vistorias preventivas nos circuitos do Carnaval. As avaliações acontecem para que seja garantida a proteção civil dos foliões e daqueles que vão trabalhar na folia momesca. Com o apoio dos parceiros do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC), as equipes percorreram o Circuito Barra-Ondina, a partir da Rua Milton Santos, em frente da UFBA, onde tradicionalmente acontece a concentração dos blocos e trios para a festa.

A varredura dos Circuitos Centro/ Pelourinho será feita, amanhã (02/02), com saída da Igreja da Vitória, passando pelo Campo Grande, Avenida Sete de Setembro, Carlos Gomes e, finalmente, Pelourinho.

"Esta atividade tem como objetivo possibilitar uma visão mais clara e atual dos cenários envolvidos, identificando as situações de risco e sistematizando as intevenções necessárias, bem como identificando os responsáveis legais", explica a coordenadora da ação, a engenheira da Codesal", Rita Jane Moraes.

No decorrer das vistorias, são avaliadas, entre outras, a fiação de telefonia, iluminação pública, abrigos de ônibus, pedras portuguesas, tampas de sarjetas e outras situações que possam colocar em risco a proteção civil de quem estiver na festa.

“Desde o final do ano passado, os órgãos municipais já começaram as atividades para realizar os reparos preventivos voltadas as festas e ao Festival da Virada. Agora, vamos fazer a varredura para verificar com mais detalhe aquilo que ainda falta ser reparado com o olhar da proteção civil”, explica o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Ao acompanhar as varreduras, os órgãos são acionados para os ajustes necessários nos circuitos da festa dentro das suas áreas de atuação. Participaram da atividade, a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), Transalvador, Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

*ASCOM - CODESAL*
01/02/2024