Bahia.ba | Codesal prevê chuvas e alerta para risco de alagamentos neste  domingo
Realizada entre abril a junho, a Operação Chuva 2024 será iniciada oficialmente hoje (01/04), após decreto do prefeito Bruno Reis, oficializando a iniciativa que ocorre anualmente no período mais chuvoso em Salvador.
Coordenada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), a Operação mobiliza todos os órgãos do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) com o objetivo de agilizar a efetiva resposta a possíveis desastres naturais, sobretudo nas áreas de risco da capital.

O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, ressaltou que Salvador está muito mais preparada para as chuvas do que no passado em função dos investimentos feitos desde a gestão de ACM Neto e continuados pelo prefeito Bruno Reis. “Nosso objetivo, contudo, é nos manter em alerta diante da intensificação das alterações climáticas".

Como preparativo, foi realizada dia 13/03 reunião com o Comitê Interinstitucional de Ações Emergenciais para alinhar as ações destinadas à Operação Chuva 2024. O comitê, instituído pelo decreto nº 29.187/2017, que criou o regimento da Defesa Civil, articula e desenvolve ações para a atuação dos órgãos parceiros, visando apresentar resposta em situações de emergência.

De acordo com dados do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), para o período do Outono, que engloba o três meses da Operação, a expectativa é de chuvas em torno da Normal Climatológica (média histórica).

Etapas

A Operação Chuva ocorre em duas etapas: a preparatória, realizada ao longo do ano e intensificada em março, e a de alerta, entre abril a junho, quando são aplicados protocolos de monitoramento e resposta a situações de risco e prevenção de desastres.

Como parte da etapa preparatória, a Prefeitura de Salvador já investiu, entre as gestões dos prefeitos ACM Neto e de Bruno Reis e da vice-prefeita Ana Paula Matos, na construção de 187 muros de contenção e na aplicação de 300 geomantas em áreas de risco da capital.

No preparo para a Operação, foram colocados entre janeiro e março deste ano cerca de 30.462 m² de lona plástica em 176 localidades, como ação paliativa e preventiva, procedeu-se à: limpeza e remoção de lixo acumulado, drenagem superficial de água acumulada em encostas, manutenção e recuperação de escadarias, limpeza de bueiros, limpeza de canais e córregos, entre outras ações. “A parceria com a Limpurb para essas ações é imprescindível”, destacou Sosthenes Macêdo.

Foram ainda destacados os projetos educativos da Defesa Civil, desenvolvidos nas comunidades, entre os quais o de formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), o Nupdec Mirim, o Mobiliza Defesa Civil e o Projeto Defesa Civil nas Escolas, que têm como objetivo partilhar conhecimentos sobre defesa civil, percepção de risco, preservação ambiental e mudanças climáticas, formando multiplicadores aptos a colaborar em momentos críticos provocados pelas chuvas.

Em paralelo foram realizados, desde janeiro, 14 simulados de evacuação de área destinados a treinar moradores em regiões de encostas, sujeitas a deslizamentos de terra, a adotar ações protetivas destinadas a mitigar o risco em instantes de agravos pluviométricos.

Vistorias técnicas

Também são intensificadas as vistorias técnicas de imóveis e áreas de risco, com a notificação de moradores quando necessário, e feito monitoramento de pontos críticos de alagamento e identificação da necessidade de intervenções.

Como parte da etapa de alerta da Operação Chuva 2024, a Codesal cadastra gratuitamente qualquer cidadão que deseja receber informações e avisos meteorológicos. Para isso, basta enviar SMS para o número 40199, informando apenas o CEP. O órgão municipal funciona em esquema de plantão 24 horas por dia, atendendo às solicitações emergenciais pelo telefone gratuito 199.

Desde o ano passado, operação adota ações de acolhimento, abrigo e cuidado com os animais. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis).
Em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Codesal tem colaborado na identificação e vistoria de áreas onde há possíveis focos de doenças e agravos de arboviroses, como a dengue.

Também participam da Operação Chuva a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Guarda Civil Municipal (GCM), Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), Secretarias de Geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro; Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur); Manutenção (Seman); Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre); Ordem Pública (Semop) e Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Corpo de Bombeiros, Embasa, Coelba e Bahia Gás.

ASCOM- DEFESA CIVIL
01/04/2024