A programação da Semana Nacional de Redução de Desastres foi aberta, hoje (05/10), pelo diretor geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, que fez um balanço dos avanços alcançados pelo órgão nos último oito anos, período que abrange a gestão do prefeito ACM Neto, e ressaltou que os temas a serem discutidos permitirão atualizar a todos que atuam na área.

Em mensagem gravada em vídeo, o prefeito ACM Neto saudou os participantes do evento: "Falo com orgulho por que muito temos feito a frente da Prefeitura para dar proteção e segurança às pessoas que vivem em áreas de risco. Quem conhece Salvador sabe que nossa topografia não nos favorece. São muitas encostas, muitas baixadas, muitas áreas de alagamento, áreas que em dias de chuva sofrem bastante".

Segundo o prefeito, tem sido uma marca de sua gestão os grandes investimentos na proteção das encostas; no reforço do pessoal da Codesal; na aquisição do que há de mais moderno em termos de tecnologia, sistemas de alerta e alarme, na mobilização da comunidade.

"Hoje nos preocupamos em eliminar os riscos de nossa nos 365 dias do ano. Não há um dia sequer em que a Prefeitura não se preocupe em relação à Defesa Civil e a proteção dessas áreas de maior risco. Vamos seguir juntos, sociedade e governo, buscando oferecer alternativas de maior segurança às pessoas que vivem em nossa capital", afirmou.

Sosthenes Macêdo, por sua vez, destacou que "o prefeito ACM Neto, de forma arrojada, tomou decisões que permitiram que a Codesal fosse modernizada sob a vanguarda dos saberes científicos e tecnológicos voltados à redução de desastres de modo a construir uma cidade mais segura e preservar vidas".

Durante sua fala, Sosthenes Macêdo elencou os avanços alcançados pela Defesa Civil voltados à prevenção, a exemplo do Centro de Monitoramento e Aleta da Defesa Civil (Cemadec) que acompanha as variáveis meteorológicas, índices pluviométricos e hidrológicos e opera o Sistema de Alerta e Alarme com o intuito de atuar preventivamente em Salvador e minimizar acidentes resultantes dos períodos chuvosos.

Ele destacou, entre outras ações, a aplicação de geomantas de modo a evitar deslizamentos de terra “como uma das conquistas da atual gestão municipal. Já estão sendo protegidas 195 encostas, mais quatro estão em curso e 37 já foram autorizadas". Também os programas educativos do órgão vêm mobilizando as comunidades a atuarem colaborativamente com o poder público para a redução de risco. Entre esses programas estão os de formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) e o Programa Defesa Civil nas Escolas que este ano, em função da pandemia do coronovírus, tiveram que ser reformatados para evitar o risco de contágio.

A programação da Semana Nacional de Redução de Riscos prosseguiu com as palestras "Propostas para gestão de riscos - planos de ações estruturais", apresentada pelos engenheiros da Codesal, Patrícia Cordeiro e Cezar Bello, e "Patologia das Construções”, com o presidente licenciado do CREA, Luiz Edmundo Campos.  À tarde, o painel “Planejamento Urbano e Áreas de Risco” teve a participação do especialista em Planejamento Urbano Regional, Waldeck Ornelas, da diretora de Desenvolvimento Urbano da Sedur, Jealva Ávila Lins Fonseca, e mediado pelo chefe de gabinete da FMLF, Fagner Dantas.

Waldeck Ornelas sugeriu que “a cultura [de prevenção] que hoje impera na Defesa Civil passe a vigorar em toda a sociedade para que tenhamos de fato uma cidade segura”. Ainda segundo ele, “a ação da Defesa Civil tem minimizado os problemas das encostas. A introdução da tecnologia de geomanta restringiu as áreas de risco de nível médio vulneráveis na cidade e temos cada vez mais um controle sobre esta situação".

Jealva Ávilia disse que um dos propósitos da atual gestão é a de facilitar a vida do cidadão, a exemplo do licenciamento de obras, que pode ser feito online, fazendo com que a cidade ganhe em qualidade de planejamento. “Temos grandes intervenções feitas pelo poder público com o olhar de qualidade como na comunidade Guerreira Zeferina. O município cresceu muito e com o lastro tecnológico forte, aparelhando melhor o processo”.

Programação

A agenda da Semana prossegue, nesta terça-feira (06/10), com o tema "Desafios das Mudanças Climáticas". O meteorologista e subcoordenador do Cemadec, Ricardo Rodrigues, e a engenheira ambiental da Codesal, Milena Souza, falam sobre "O Papel do Cemadec na Prevenção de Desastres", às 9h30. Em seguida, o professor de meteorologia da Universidade Federal do Alagoas, Helber Barros Gomes, apresenta palestra sobre "Distúrbios Ondulatórios de Leste e o impacto na Costa do Nordeste”.

Às 14h, ocorre o painel "Cidade Resiliente: Adaptação às Mudanças Climáticas” tendo como participantes o diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes, e o assessor da C40 para Salvador, Matheus Ortega, mediados pela gerente de Resiliência da Secis, Daniela Guarieiro. Em seguida ocorre uma live sobre "O Impacto das mudanças climáticas nas cidades" com a participação do climatologista e consultor especialista do PMAMC Consórcio WayCarbon e ICLEI, Carlos Nobre, e o secretário da Secis, engenheiro ambiental, João Resch.

O evento é transmitido no canal do YouTube da Defesa Civil de Salvador (www.youtube.com/DefesacivilSalvador).

 

ASCOM - CODESAL

05/10/2020

 

Disque 199
Em Caso de Emergência.
Redes
Fale Conosco

Mais informações ou solicitações de dados

Clique Aqui