Entre 01 de março a 31 de maio, a Defesa Civil de Salvador realizou 4.301 vistorias de imóveis e de áreas de risco, sendo 1.557 em maio. As maiores demandas foram sobre ameaças de deslizamento: 365 vistorias; ameaças de desabamento: 292 vistorias; alagamento de imóveis: 168; infiltrações: 132; orientações técnicas: 110; árvores ameaçando cair: 98; avaliações de imóveis alagados: 92 e deslizamentos de terra: 83.

"A Codesal realiza, ao longo do ano, ações preventivas nas áreas de risco da capital baiana. Neste sentido, as vistorias são realizadas diariamente a partir de demandas dos moradores ou de solicitações feitas por meio dos órgãos parceiros da Operação Chuva", explica o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Ao longo de maio foi registrado pela estação automática de referência de Ondina – Inmet acumulados pluviométricos de 355,2 mm, aproximadamente 17,5% superior à média climatológica que é de 302,2 mm.

Os acumulados pluviométricos expressivos registrados em Salvador foram devido à alta ocorrência fenômenos meteorológicos que causam chuvas, tais como: Sistemas de Baixa Pressão (cavados) que intensificou os ventos úmidos provenientes do oceano Atlântico e Frentes Frias.

Os maiores acumulados pluviométricos registrados pelas estações monitoradas pelo Cemadec em maio foram: Mussurunga (461,8 mm), Alto do Cabrito (456,0 mm), Capelinha – Vila Picasso (439,8 mm), Monte Serrat (430,1 mm) e Itapuã (409,0 mm).

Estas informações constam do balanço parcial da Operação Chuva 2023, divulgado nesta quinta-feira (01/06) pela Defesa Civil de Salvador.

*Ações preventivas*

No período inicial da Operação Chuva, entre 1º de março a 31 de maio, a Defesa Civil de Salvador, em parceria com a Limpurb, aplicou preventivamente 78.972 m2 de lona plástica em 535 locais para impermeabilização preventiva de terrenos de encostas.

Em acréscimo o Setor de Atendimento à Comunidade em Áreas de Risco cadastrou 2.220 famílias para atendimento social na Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

Caso seja percebida mudanças no cenário, como escorregamentos de terra, rachaduras e estalos em paredes, postes inclinados, entre outras, entrem em contato conosco imediatamente com a Codesal.

Como serviço essencial da Prefeitura de Salvador, a Defesa Civil, que tem como prioridade preservar vidas, mantém equipes de plantão 24 horas e atende as demandas da população pelo telefone gratuito 199.

*ASCOM – CODESAL*

01/06/2023