A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou, nesta quarta-feira (01/07), o reconhecimento de área e mobilização nas comunidades de Baixa da Gia (Sussuarana) e Fonte da Bica (São Caetano) para instalação do Núcleo de Proteção Comunitária e Defesa Civil (Nupdec) naquelas regiões.

A formação do núcleo tem início com os técnicos da Codesal fazendo o reconhecimento da área de risco, identificando lideranças e incentivando os moradores a aderirem, processo que se seguirá de curso de formação com módulos sobre primeiros socorros, estrutura da Defesa Civil e percepção de riscos, entre outros.

Ao concluírem a capacitação, os participantes se tornam agentes voluntários preparados para multiplicar as informações destinadas à diminuição dos impactos em casos de desastres naturais em suas regiões.

Participaram da mobilização, realizada na Baixa da Gia, o secretário das Prefeituras-Bairro, Luiz Galvão, o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, a chefe do Setor de Núcleos Comunitários e Voluntariado, Simone Café, e a subcoordenadora de Áreas de Riscos, Rita Jane Moraes.

O secretário Luiz Galvão destacou a importância da integração das Prefeituras-Bairro com as atividades da Codesal e como "facilitadora no processo de formação dos Nupdecs E na identificação de lideranças”.

Sosthenes Macêdo, por sua vez, afirmou que a formação de Nupdecs nas comunidades tem sido “significativo para a redução de situações de risco como ficou atestado na Operação Chuva deste ano".

A engenheira Rita Morais explica que as regiões das comunidades onde são formados os Nupdecs são previamente mapeadas: “o trabalho consiste na visita a campo em áreas sujeitas a deslizamentos e alagamentos para identificação dos riscos existentes e posterior elaboração de relatórios e mapas da área, de risco, de diagnóstico e mapa de intervenção, além de um relatório fotográfico contendo propostas de intervenções ".

"A aplicação do treinamento, a ser feita ainda este mês naquelas comunidades, seguirá medidas de segurança sanitária para evitar aglomerações e o risco de contágio do coronavírus", diz Simone Café.

01/07/2020